A Carreira de Ansu Fati em Números

A Carreira de Ansu Fati em Números

Quando cita-se um dos jogadores mais promissores para o futuro, o nome de Ansu Fati que atualmente joga pelo Barcelona da Espanha e que também pretende jogar pela seleção da Espanha, deve ser levado em conta.

Anssumane Fati Vieira nasceu em 31/10/2002 em Bissau, capital de Guiné-Bissau. Antes de jogar no Barcelona, teve passagens pelas categorias de base de 2 clubes espanhóis. Porém, o que mais se sabe sobre Ansu Fati? Quais feitos ele atingiu até aqui no início de sua carreira como profissional?

Juvenil

Nascido na Guiné-Bissau, Fati mudou-se para Herrera (município que se localiza na província de Sevilha) com a sua família quando ele tinha 6 anos de idade e nessa mesma época, Braima – irmão mais velho de Fati – assinou com o Sevilla. Miguel, um dos irmãos de Fati, também é um jogador de futebol.

Ansu Fati na época em que jogou nas categorias de base do Sevilla

Ainda convém lembrar que o pai de Ansu Fati – Bori Fati – é um ex-jogador de futebol da Guiné-Bissau. Depois de imigrar para Portugal, Bori Fati montou algumas equipes nas ligas inferiores de lá, porém não obteve sucesso. Posteriormente, Bori mudou-se para Marinaleda, cidade próxima de Sevilha que “oferecia” emprego para imigrantes. Depois de passar fome nas ruas de Marinaleda, ele conheceu o prefeito da cidade – Juan Manuel Sánchez Gordillo – e conseguiu um emprego como motorista. Ele então se estabeleceu na cidade vizinha de Herrera, onde Ansu Fati passou a maior parte de sua infância e lá, deu os seus primeiros passos como jogador. Embora nascido na Guiné-Bissau, Bori se diz “um cidadão sevilhano”.

Posteriormente, Ansu Fati teve passagens nas equipes juvenis do Herrera e do Sevilla respectivamente e por fim, no ano de 2012, quando ele completou 10 anos de idade, assinou um contrato com o Barcelona e um ano depois, um dos seus irmãos fez a mesma coisa.

 

A Carreira de Ansu Fati em Números

 

Barcelona

Categorias de Base

Como já foi dito anteriormente, Fati chegou ao Barcelona no ano de 2012, quando ele tinha apenas 10 anos de idade após passagens pelas equipes juvenis do Herrera e do Sevilla.

Um temporada antes da sua estreia como profissional (2018-19), Ansu Fati foi um dos destaques do Barcelona na UEFA Youth League – Liga Jovem da UEFA -, competição na qual o Barça chegou até as semifinais e foi eliminado pelo Chelsea da Inglaterra. Ainda convém lembrar que as duas equipes empataram em 2-2 e os 2 tentos do clube catalão – Barcelona – foram marcados por Ansu Fati. No entanto, as duas equipes tiveram de decidir o finalista da UEFA Youth League nos pênaltis e o time inglês levou a melhor e venceu o Barça por 5-4.

2019-20

Em 24 de julho de 2019, Fati assinou o seu primeiro contrato profissional com o Barcelona no qual ele estendeu o seu vínculo com o clube até o ano de 2022.

Em 25/08/2019, em jogo da 2ª rodada da La Liga (Campeonato Espanhol), Ernesto Valverde – técnico do Barcelona – promoveu a estreia de Fati como profissional quando o colocou em campo aos 33 minutos da segunda etapa no lugar de Carles Pérez. Quanto ao resultado desse jogo, vitória do Barça por 5-2 sobre o Real Bétis no Camp Nou (estádio da equipe catalã). Com 16 anos e 298 dias, ele se tornou o segundo jogador mais jovem a estrear no clube, apenas 18 dias mais velho que Vicenç Martínez em 1941. Seis dias depois (31/08/2019), na rodada seguinte do Campeonato Espanhol, o jovem de 16 anos entrou em campo no lugar de Nélson Semedo após o intervalo e nesse mesmo jogo, marcou o seu primeiro gol como profissional no empate em 2-2 com o Osasuna no estádio El Sadar.

Com o tento marcado diante do Osasuna, Fati se tornou no artilheiro mais jovem do time principal do Barcelona – 16 anos e 304 dias – e também se tornou no 3º jogador mais jovem da história da La Liga a marcar um gol como profissional.

Em 14/09/2019, em jogo da 4ª rodada da La Liga, Fati ganhou a sua primeira chance como titular e não decepcionou e marcou 1 dos gols da goleada por 5-2 sobre o Valencia no Camp Nou e além do gol marcado, deu o passe para o gol de Frenkie de Jong e aos 15 minutos do segundo tempo, foi substituído por Luis Suárez. Com um gol e uma assistência numa única partida, Fati quebrou mais um recorde; com 16 anos e 318 dias, ele se tornou no jogador mais jovem a atingir esse feito no Campeonato Espanhol.

Em 17/09/2019, na estreia do Barça na fase de grupos da UEFA Champions League, Fati foi novamente escalado entre os titulares e com isso, se tornou o jogador mais jovem a disputar uma partida como titular com a camisa do Barcelona nessa competição; 16 anos e 321 dias, quebrando o recorde anterior de Bojan Krkić (17 anos e 22 dias). Vale ressaltar que ele também se tornou o terceiro jogador mais jovem a jogar uma partida de Liga dos Campeões e ele foi substituído por Lionel Messi aos 15 minutos da segunda etapa. No entanto, mesmo com essa alteração, a equipe catalã e o Borussia Dortmund da Alemanha empataram em 0-0.

  • Números de Ansu Fati na sua 1ª Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 33 *8  1  3 1 1375

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 8 gols dos quais 7 foram pela La Liga e 1 pela UEFA Champions League

2020-21

 

  • Números de Ansu Fati na sua 2ª e atual Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2020-21
 8 *5  3  0 0 **477
    ** a temporada 2020-21 está em andamento
  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Ansu Fati com a camisa do Barcelona nessa temporada
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 16 de setembro de 2019 por SportVideosMM

 

Números de Fati na Seleção Espanhola

 

Espanha

Seleções de Base

Apesar de ser elegível para jogar pela seleção de Guiné-Bissau, Fati optou por jogar na seleção da Espanha. Após a sua estreia como jogador profissional na La Liga 2019-20, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) demonstrou interesse nele, com o Diario AS – jornal esportivo espanhol – relatando que o governo espanhol tinha como objetivo conceder a cidadania a Fati com o objetivo de incluí-lo na seleção sub-17 da Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2019. Além disso, Fati também é elegível para jogar pela seleção de Portugal porque a Guiné-Bissau é uma ex-colônia portuguesa.

Em 20 de setembro de 2019, Fati recebeu a cidadania espanhola e com isso, renunciou à cidadania guineense e não demorou muito para ser convocado para as partidas da seleção sub-21 da Espanha, mas convém lembrar que ele foi convocado após a constatação de uma lesão de Carles Pérez, seu companheiro de Barcelona. Fati estreou no time sub-21 espanhol em 15/10/2019 contra a seleção de Montenegro.

Seleção Principal

 

Liga das Nações da UEFA A 2020-21

 

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
4 1 1 0 0 250

Prêmios individuais

  • 60 jovens promessas do futebol mundial de 2019 (The Guardian)

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados até aqui pode-se concluir que mesmo tendo apenas 17 anos, pelo que já apresentou até então, Ansu Fati tem de tudo para ser um dos maiores jogadores do Barcelona num futuro próximo.

E para vocês? Ansu Fati irá mesmo ser um dos melhores jogadores da sua geração ou ainda é muito cedo para fazer tal afirmação?

O post A Carreira de Ansu Fati em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.



Futebol Stats
https://ift.tt/33cPnzo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde assistir Fortuna Hjørring x Barcelona Futebol AO VIVO – Champions League Feminina 2021

Onde assistir Barcelona x Fortuna Hjørring Futebol AO VIVO – Champions League Feminina 2021

Onde assistir Gent x Club Brugge Futebol AO VIVO – Campeonato Belga 2021